quarta-feira, 7 de julho de 2010

Qualidade do Ensino de Hortolândia acima da média

Município conquista a nota 5,4 na avaliação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, 




Hortolândia apresenta evolução na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) divulgado, nesta segunda-feira (5/7), pelo MEC (Ministério da Educação). O Ideb mede a qualidade da educação no Brasil. As escolas da rede municipal de ensino, de primeira a quarta séries, conquistaram a média 5, 4, superior à nota 4,6 obtida na primeira avaliação, realizada em 2005. Com a pontuação, Hortolândia antecipa a meta projetada pelo MEC ao município, em 2011, que é a nota 5,4.
 
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Jacyra Aparecida Santos de Souza, o desempenho é resultado dos investimentos da Prefeitura na qualificação dos profissionais da educação com a oferta de cursos de formação inicial e continuada, materiais didáticos e investimento na infraestrutura pedagógica das escolas.

 “Graças ao empenho dos nossos gestores e educadores, o município aumenta o desempenho no Ideb, mas precisamos melhorar ainda mais. Estamos trabalhando para alcançar a nota 6,5, em 2011, quando ocorre a próxima avaliação. Para isso, vamos ampliar os investimentos na formação dos profissionais da educação”, disse Jacyra.
 
A pontuação das escolas municipais é superior às médias nacional (4,4) e estadual (4,5). A avaliação do Ideb é realizada de dois em dois anos. Em 2005, o município ficou com a nota 4,6; em 2007 com 5,0.

No município, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Remanso Campineiro foi a que apresentou melhor desempenho na avaliação, em 2009, com a pontuação 6.1. “Vamos investir mais na formação dos professores das escolas que apresentam notas abaixo das menores. A função do Ideb é, exatamente, servir de instrumento para o planejamento de futuras ações na área de Educação, que é a mãe de todas as políticas sociais”, disse a secretária de Educação.

O que é o Ideb
O Ideb é a "nota" do ensino básico no País. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6 como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. 

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

 Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC.

fonte: Prefeitura de Hortolândia

Nenhum comentário: