quarta-feira, 14 de julho de 2010

Internet Livre será instalada em mais dois pontos da cidade

Objetivo é promover a inclusão digital em todas as regiões, 


O projeto Internet Livre implantado pela Prefeitura de Hortolândia - único na Região Metropolitana de Campinas – será instalado em mais dois pontos da cidade ainda este mês. Além dos 12 pontos existentes (confira quadro abaixo), os moradores das proximidades da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Primavera e da Quadra poliesportiva Nelson Cancian também poderão ter acesso gratuito a internet banda larga. Após a instalação destes pontos, outros espaços serão analisados para receberem as antenas.   

Os sinais de conexão são distribuídos numa distância de até dois quilômetros da antena e permite acesso a todos os serviços do sistema de conexão convencional. Além das novas instalações, mais seis pontos serão remanejados para atender melhor à população.

O serviço que foi implantado na cidade em setembro do ano passado, faz parte do Programa Cidade Digital, da Prefeitura de Hortolândia, que tem como objetivo levar tecnologia, cidadania e inclusão digital para a população hortolandense.

Para acessar, é necessário possuir computador com placa de rede sem fio (wi-fi/wireless) e uma antena próxima aos 100 metros do equipamento. Se a distância da antena for maior que 100 metros, é necessário utilização de uma antena parabólica de grade 2.4GHZ, virada em direção ao ponto da antena de transmissão. No primeiro acesso será aberta uma página de cadastro que gerará um login e senha. O cadastro é necessário para a segurança do acesso.

Segundo o secretário de Governo, Carlos Pratavieira Júnior, o objetivo é transformar Hortolândia numa cidade exemplo em inclusão digital. Existem projetos na área de Educação, Inclusão e Desenvolvimento Social e Administração que contemplam o acesso à tecnologia digital “O objetivo é que todas as regiões da cidade possam ter acesso gratuito à internet. Os projetos oferecidos estão transformando a cidade em exemplo no fornecimento desses serviços”, afirma.

Foram implantados 15 laboratórios de informática nas escolas municipais, como forma de levar aos alunos o acesso à tecnologia digital. Os alunos também ganharam laboratórios equipados com livros, projetor multimídia (lousa digital), vídeo, microscópio, painéis eletrônicos com temática ambiental.
Os professores ganharam a TV digital Sapsa (Serviço de apoio ao Professor em sala de aula). O projeto permite a exibição de filmes educativos e documentários em sala de aula, em complementação ao ensino dos alunos.

O programa Cidade Digital, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, implantou o projeto Click Cidadania, Observatório Permanente de Cidadania, Casa Brasil e Centro de Vocação Tecnológica, que consiste na formação profissional de jovens e adolescentes na área digital. “A execução desses projetos reforça o objetivo de promover a formação e o conhecimento à comunidade”, destaca o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes. 
A Prefeitura também disponibiliza no Telecentro o acesso gratuito a internet. Mais informações sobre os projetos de inclusão digital, ou o projeto Internet Livre podem ser acessadas no http://www.hortolandia.sp.gov.br/wps/portal/hortolandia/cartilha.

Pontos disponíveis:

Paço Municipal
Avenida Olívio Franceschini, 2.500 – Remanso Campineiro

Secretaria de Educação - Centro de Formação dos Profissionais em Educação "Paulo Freire" Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro

EMEF Jardim Sumarezinho
Rua Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

EMEF Armelinda Espúrio da Silva
Avenida João Coelho, 10 - Jardim Nossa Senhora de Fátima

EMEF Jardim Nova Hortolândia
Rua Aurora P. Tanacchi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim
Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro

EMEF Parque dos Pinheiros
Rua Fabiano Pinheiro da Silva, 100, Jardim Santana

Departamento de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana
Avenida Olívio Franceschini, 1.333, Parque São Miguel

EMEF Profª Patricia Maria Capelatto Basso
Rua Lírio do Campo, 155, Residencial São Sebastião

EMEF Villagio Ghiraldelli
Rua Gabriel Costa Camargo, 60, Loteamento Villagio Ghiraldelli
Praça A Poderosa
Jardim Rosolen

EMEF Dona Ana José Bodini Januário
Avenida Santana, 999, Jardim Amanda I

Novos Pontos:
Quadra poliesportiva Neson Cancian
Rua João barreto da Silva, 505
Jd. Nova Hortolândia

Emef Jardim PrimaveraRua 20, 350
Jd. Boa Esperança

fonte: Prefeitura de Hortolândia

Nenhum comentário: