sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hortolândia fecha trimestre com saldo positivo de 1.381 empregos

Diversificação da economia local impulsiona contratações, avalia secretário, 

 Hortolândia fechou o primeiro trimestre deste ano com o saldo positivo (contratações menos demissões) de 1.381 empregos formais. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (15/04), pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho. O saldo positivo é resultado das políticas públicas para geração de emprego e renda realizadas pelo Prefeito Angelo Perugini e das ações econômicas do governo federal que refletem na economia local.



De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, o economista Dimas Correa Pádua, a diversificação da economia é responsável pelo saldo positivo de empregos na cidade. Segundo o secretário, os setores de comércio, serviço e indústria de transformação impulsionaram as admissões na cidade.

“As contratações estão intensas em todos os setores, graças a nossa política pública de diversificação da economia local, amparada pelo governo federal que por meio de medidas eficientes faz a economia do País crescer com justiça social”, avaliou.

Pádua aponta as indústrias ferroviária e de eletroeletrônico como os setores que impulsionaram a geração de novos postos de trabalho. “Quando as indústrias contratam a massa salarial cresce e aumenta o poder de compra das pessoas, o que gera benefícios também para os setores de comércio e de prestação de serviços”.

Em março, Hortolândia registrou o segundo maior saldo de empregos na RMC (Região Metropolitana de Campinas), com criação de 685 vagas, perdendo somente para Campinas que contabiliza um saldo de 2.313 vagas. O desempenho do município, em março, é o melhor no trimestre. Em janeiro, foi registrado um saldo positivo de 446 contratações e outras 250 em fevereiro, totalizando 1.381 novos empregos.

Pádua aposta nos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, na ampliação do Aeroporto de Viracopos, no projeto de instalação do TAV (Trem de Alta Velocidade) e na exploração do pré-sal como instrumentos de aquecimento da economia nacional, com reflexos positivos para os municípios na geração de emprego em todos os setores econômicos.

“Esperamos fechar 2010 com um saldo positivo de mais de 3.000 postos de trabalho dada a perspectiva econômica no Brasil e no mundo, neste ano, e a previsão de novos investimentos aqui em Hortolândia. Estamos muito otimistas. O saldo de empregos registrado neste trimestre é muito animador”, disse o economista.

BRASIL
Segundo o Caged, o Brasil apresenta o seu melhor primeiro trimestre da história em geração de empregos, com 657.259 novos postos de trabalho abertos. A expectativa do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é a geração de cerca de 340 mil novos empregos no Brasil em abril, o que nunca aconteceu na história do país.
É que a partir de abril começam as safras agrícolas no Centro Oeste do País. Além disso, o mercado de exportação deve continuar a crescer. O atual recorde de geração de empregos para o mês é de 302 mil empregos criados, registrado em abril de 2007. O recorde absoluto é de 309 mil postos de trabalho, alcançado em junho de 2007. 


Por Elisabeth Soares

Nenhum comentário: