segunda-feira, 19 de abril de 2010

CCZ abre áreas de sol nos canis e instala sala ambulatorial

Cães e gatos da unidade aguardam por donos que proporcionem carinho e bem estar, 

Os animais que aguardam adoção, no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia, ganharam três novas áreas de sol. Os “solariuns” foram construídos para proporcionar mais conforto para os cerca de 80 cães que dividem o espaço do canil. Outra melhoria, em fase de construção, é uma sala ambulatorial para suturas de emergência e castração de machos. As melhorias no local, segundo o gerente do CCZ, Paulo Mancuso, é um avanço que permite aos cães mais espaço para transitar, amenizando a condição de confinamento. “Os cães que ficam aqui precisam de alguns benefícios para que se recuperem das condições que em que são recolhidos da rua. Nosso objetivo é cuidar desses animais para que as pessoas possam adotá-los e lhes dar um novo lar”, explica o gerente.




Por mês, o CCZ da Prefeitura de Hortolândia doa cerca de 40 animais, número que poderia ser considerado bom, não fosse à quantidade de cães e gatos que chegam até o local. “Infelizmente, é comum o abandono e os maus tratos. Antes de adotar um animal de estimação, a pessoa deve levar em consideração vários fatores a exemplo de espaço e as condições que terá para cuidar. Em média, um cão vive 12 anos, tempo que a pessoa deve considerar na hora de adquirir um animal de estimação”, orienta Mancuso.

O CCZ conta com cães e gatos de diversos tamanhos e raças, a maior parte deles em condições de serem adotados. Ao chegarem ao local, animais passam por uma avaliação completa dos técnicos e veterinários. Muitos chegam doentes, com ferimentos, mas, com o tratamento adequado e alimentação saudável se recuperam e passam a aguardar por um lar que lhes dê carinho e respeito.

A partir da conclusão da sala ambulatorial, prevista para maio, todos os cães e gatos doados pelo CCZ sairão castrados. Uma parceria com a unidade de Campinas para o uso do centro cirúrgico permitirá, também, a castração das fêmeas.

Recentemente, o CCZ implantou a castração química dos cães machos. O procedimento, que dispensa o ambulatório, pode ser realizado em qualquer local. Com isso, o objetivo é promover a castração nos bairros em que a população de cães é maior.
De acordo com Mancuso, outros projetos também estão em desenvolvimento. Entre eles, a captação de recursos para a construção de outros 20 canis, ala clínica, centro cirúrgico e almoxarifado.


*As doações no CCZ de Hortolândia ocorrem todos os sábados, das 8h às 12h. O endereço é Rua Atanásio Gigo, 160, na Chácara Recreio 2000. O telefone de contato é 3897-3312 ou 3819-7803.


Nenhum comentário: