sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Energia solar substitui fiação elétrica e garante eficiência na sinalização de linha férrea

Baterias acumulam energia que alimenta o sistema de sinal sonoro e luzes piscantes 

 O cruzamento da passagem de nível da linha férrea na Vila Real, em Hortolândia, está recebendo nova sinalização com dispositivos rodoferroviárias. A ação substitui e moderniza os equipamentos utilizados para controlar e garantir segurança para motoristas e pedestres que fazem a travessia entre as avenidas São Francisco de Assis e Santana, na Vila Real.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Antonio Meira, a inovação no novo sistema de sinalização é a energia solar que carrega as baterias. “O maior problema nesse tipo de sinalização são os furtos dos fios de cobre. O novo equipamento reduz muito as possibilidades de vandalismo e furto”, avalia o secretário.

O secretário ressalta, também, a redução dos custos. “É uma tecnologia nova. Os equipamentos instalados até então eram caros, cerca de R$ 150 mil. No novo sistema, o investimento é de R$ 33 mil, com o diferencial que não usa a energia elétrica, o que amplia a economia, sem prejudicar a segurança e eficiência do sistema”, avalia Meira.


 
O sistema é totalmente automatizado. Com a aproximação do trem, a sinalização sonora e as luzes piscantes são acionadas, informando motoristas e pedestres. “Todo o sistema obedece às normas de sinalização rodoferroviárias”, garante a gerente de Mobilidade Urbana, Maria Claudete Gonçalves.

O diretor de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis, explica que a ocorrência de acidentes é relativamente baixa, mas, a localização da passagem de nível exige que a sinalização seja eficiente. “As avenidas São Francisco de Assis e Santana são vias de acessos importantes, com fluxo constante tanto de carros quanto de pedestres. A sinalização nesse local deve atender essa demanda e garantir segurança”, analisa o diretor.

 

Nenhum comentário: