quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Alerta: mutirão de combate à dengue chega à Vila Real Continuação


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estará neste sábado, 30, na Vila Real Continuação, realizando o mutirão de combate à dengue. Serão cerca de 30 agentes de saúde para vistoriar 60 quadras do bairro, nas proximidades do Poliesportivo “Nelson Cancian”. A operação ocorre das 8 às 16 horas.

A equipe contará com o apoio de caminhões disponibilizados para que os moradores descartem materiais acumulados nos quintais e que podem ser potenciais criadouros do Aedes aegypt. Até o momento a cidade registra 18 casos positivos de dengue, sendo sete autóctones (transmissão dentro do município) e quatro importados. Sete casos estão sob investigação para determinar a origem da transmissão.

Os mutirões ocorrem todos os sábados. O cronograma de ações é determinado em função das visitas dos agentes de saúde, durante a semana.

O gerente do CCZ, Paulo Mancuso, alerta que o controle da dengue deve ser feito diariamente pelo proprietário ou responsável pelo imóvel. “Nossas equipes orientam, verificam as condições dos imóveis, buscam possíveis criadouros, mas, o morador precisa se conscientizar que essa deve ser uma rotina da casa ou do comércio”, adverte Mancuso. “É o morador o maior parceiro nessa empreitada de controle da dengue e eliminação do mosquito”, completou o gerente.

Em Hortolândia, a Lei Municipal 1.884, de 2.007, prevê multa para o morador que não promover ações de combate à dengue em seus imóveis. Quando verificado a presença de criadouros, o responsável é notificado e precisa providenciar a eliminação de reservatórios e objetos que acumulem água sob pena de multa de R$ 300. Em caso de reincidência, no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, passando para R$ 600.
 

Nenhum comentário: