quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desafio da Educação é ampliar desempenho no IDEB

Prefeito quer que município alcance pelo menos a nota seis na próxima avaliação que será realizada pelo MEC: 



A ampliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o desafio lançado pelo prefeito Angelo Perugini  aos profissionais da rede municipal de Educação, nesta quarta-feira (27/01), durante o evento de abertura do ano letivo de 2010.
 A tradicional atividade contou com a participação de 1.500 professores e recreacionistas. 

“Não é admissível que com o que temos a nossa disposição, com tanta gente capacitada e abnegada, com tantos recursos humanos e materiais nossas crianças possam estar tão pouco avaliadas”, disse o prefeito aos educadores.

O IDEB é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) que mede a qualidade da educação, de zero a dez, no ensino básico. O método, criado em 2005, pretende atingir nota 6, em 15 anos, na esfera nacional. Em 2007, último ano de aplicação do Ideb, Hortolândia obteve a nota 5, a meta do MEC era de 4,7. No primeiro ano, em 2005, a nota foi de 4,6. Perugini reconhece os avanços no setor de educação desde 2005, mas avalia que é preciso evoluir.

“Nós, com trabalho incansável de todos, já demos passos importantes, mas é preciso avançar mais. Já colocamos os índices de criminalidade num patamar menos agressivo. Já saimos de cidade da fossa para cidade com índices razoáveis de coleta e tratamento de esgoto. Já deixamos de ser a cidade escura para ser a primeira cidade com iluminação total de vapor de sódio na RMC. Por que não podemos ser a cidade com o melhor IDEB  do Estado de São Paulo? Sim, nós podemos”, disse Perugini.

O prefeito falou sobre a importância do papel dos educadores e dos desafios da Educação municipal. “ As paredes não educam. O giz não educa. o papel não educa. Aquilo que somos, nossas atitudes, nossos valores podem educar. As cidades mais ricas de nossa região não foram as que melhor se posicionaram na avaliação do Ideb neste ano. E é sobre isto que precisamos nos debruçar. Este é o desafio que precisamos nos impor”.

Perugini observou que mais importante que a estrutura física da rede municipal de educação é a dedicação de cada profissional na tarefa de educar. “Nossa qualidade de ensino não será melhorada pelas escolas novas que construímos ou construiremos. Não será pela informatização que implantaremos na rede escolar. Nem os computadores em sala de aula. Será, sim, por enxergar em cada criança o nosso filho, nossa filha. Será pelo nosso amor pelos nossos alunos. Será pela nossa vocação de servir”, observou o prefeito.

FORMAÇÃO
A abertura do ano letivo 2010, promovido pela Secretaria de Educação, demonstrou que a rede municipal de ensino está preparada para desafios. Com o tema Educação - Redescobrindo Caminhos, o evento tem o objetivo ampliar o conhecimento e atualizar os profissionais da Educação sobre as questões pedagógicas.

A secretária de Educação, a vice-prefeita, Jacyra Aparecida Santos de Souza, reforçou a filosofia de trabalho da Secretaria: a formação inicial e continuada para os profissionais. “Com essa abertura do ano letivo começamos nossa caminhada para continuação das capacitações. Este ano, a formação será por adesão, ou seja, os cursos somarão pontos para a contagem na atribuição de aulas”, explicou Jacyra.

Jacyra disse, ainda, que consultou sistemas educacionais no Brasil e em outros países, que obtiveram resultados positivos quanto ao bom nível de ensino. O diagnóstico apontou que Hortolândia possui muitas similaridades com esses métodos.

O convidado palestrante professor doutor Celso Antunes, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), concorda com Perugini sobre os desafios das escolas. “A escola pública está nua. Antes de existirem os exames de medição da qualidade de ensino, essa qualidade era informada de acordo com a propaganda feita pelos municípios e não havia critérios. Com a rotina das provas, a escola pública se despiu e os números estão aí para serem confrontados”, informou o professor. 

Os educadores assistiram as palestras com os temas: As cinco questões significativas para um ensino eficiente e Como desenvolver em uma escola pública um ensino de qualidade. O especialista em inteligência e cognição é membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), também é autor de 180 livros didáticos e de outros 60 sobre teoria da Educação.

Durante o encontro, os participantes se divertiram com a apresentação de “Cantos e causos de assombração”, sobre mitos, lendas e folclore brasileiros, pela Companhia Teatral “Tempo de Brincar”.

O planejamento do ano letivo será feito nos dias, 28 e 29/01, nas unidades escolares. As aulas começam dia 1º de fevereiro.

Palestra extra
Os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA 1 e 2) participaram de palestra extra, com o tema, O Papel do Educador nas Diferentes Modalidades de Ensino, com a professora Nadeje Mialchi. A educadora é especialista em Ensino Superior e Educação Sexual pela Pucc, mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e continua as pesquisas no doutorado.
 
Por: Luciana Martins


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