sábado, 19 de dezembro de 2009

Brasil acessará mercado de medicamentos em Cuba

Ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) permite que a maior fabricante nacional de medicamentos exporte para o mercado cubano
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove no dia 21 de dezembro (segunda-feira), a assinatura de acordo entre o governo cubano, por meio da empresa Heber Biotec, e o laboratório farmacêutico brasileiro EMS para constituição de empresa mista com o objetivo de transformar o Brasil em uma plataforma de desenvolvimento de produtos inovadores.
A empresa mista terá sede no Brasil. A Heber Biotec fornecerá produtos, tecnologias e patentes desenvolvidos pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba. A EMS agregará sua tecnologia de processo produtivo, capacidade de criação de infraestrutura, logística e distribuição dos medicamentos para Cuba e para outros países. O investimento inicial da EMS será de cerca de US$ 100 milhões. O texto também prevê investimentos do laboratório brasileiro em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores e de alta eficácia.
A Apex-Brasil mediou a assinatura do acordo, realizando contatos entre as duas empresas por meio do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Cuba, localizado em Havana.
É a segunda vez na história de Cuba que um acordo de transferência de tecnologia na área farmacêutica é realizado. A primeira dessas parcerias foi assinada no último mês de novembro, também com a EMS, para fabricação, em território brasileiro, do medicamento Salbutamol, utilizado no combate à asma.
Participam da assinatura do acordo a diretora-geral da Heber Biotec, Mayra Maury Perez, e, por parte da EMS, o vice-presidente de Mercado, Waldir Eschberger Junior, e o diretor de Novos Negócios, Leonardo Sanchez. O processo de aprovação da empresa mista pelos governos brasileiro e cubano deve começar em abril de 2010.
A EMS é a maior empresa farmacêutica do Brasil e está entre as oito maiores da América Latina. Com capital 100% nacional e 45 anos de trabalho sério, a empresa atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, OTC e Hospitalar. Possui duas plantas produtivas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 20 países.


instalações do Grupo  EMS sigma farma na cidade de Hortolândia

fonte: www.revistafator.com.br

Nenhum comentário: