terça-feira, 27 de julho de 2010

Hortolândia ganhará comitê do pré-sal

Comitê fortalecerá decisões positivas sobre a exploração do petróleo, 


A partir da iniciativa de reverter os benefícios do pré-sal para a região, Hortolândia sediará um comitê em defesa do petróleo. A decisão ocorreu na plenária de discussão, nesta quarta-feira (21/07), na Câmara Municipal. Participaram da reunião os petroleiros Steve Austin Campos, Marcos Tavares dos Santos Carlos Antonio Spece, representantes da OAB e da Administração Municipal. A Prefeitura de Hortolândia apoia a criação da Frente de Discussão.
 
O comitê auxiliará na mobilização popular em defesa do pré-sal. Um dos pontos de discussão é a divisão dos benefícios dos royalties - compensação financeira paga pelos exploradores - o investimento previsto com a exploração e o modelo de exploração utilizado pelo governo.

O royalty mais próximo da cidade fica em Paulínia (a 12 quilômetros de Hortolândia). A cidade possui a Replan, a maior refinaria de petróleo do Brasil.

Em março, foi aprovada na Câmara dos Deputados uma emenda que muda as regras de distribuição dos royalties. A emenda prevê que as compensações da exploração devem ser distribuídas de forma igualitária entre todos os estados e municípios do país.

Segundo Steve Aunstin, o objetivo de criar os comitês no município, além de estimular a divisão justa dos royalties, é conscientizar a população sobre os recursos gerados pela exploração do pré-sal e como esses recursos podem influenciar de forma positiva no desenvolvimento da cidade. “A riqueza gerada pelo petróleo pode ajudar todos os municípios. Há recursos para suprir as demandas de educação, saúde,  segurança e de todas as áreas deficitárias. O estudo feito pela Petrobrás constatou que  a riqueza existe, mas se não for bem aproveitada pelo Estado poderá ser algo extremamente negativo”, esclarece.
 
fonte: Prefeitura de Hortolândia

Nenhum comentário: