quarta-feira, 16 de junho de 2010

Academia ao ar livre chega ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

Academia é uma alternativa para diminuir diagnósticos de doenças originadas do sedentarismo, 



população já faz uso dos novos equipamentos

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, também ganhou equipamentos de ginástica ao ar livre. As pessoas que quiserem se exercitar, sem precisar investir em uma academia, podem utilizar os aparelhos. Além de movimentar todos os músculos do corpo, as atividades são feitas próximas à natureza. O espaço já foi projetado com alternativas para aumentar a qualidade de vida da população.
 
“Os aparelhos foram feitos com materiais diferenciados para ficar ao ar livre. O objetivo principal das instalações é proporcionar qualidade de vida para a população”, afirmou o diretor de Esporte, Marcos Panicio.

Além do Parque Irmã Dorothy, os equipamentos estão instalados no Parque Socioambiental Chico Mendes na região central. A previsão é de que até o final deste semestre, os equipamentos sejam instalados no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), na Praça do Jardim Nova Hortolândia, e no Centro de Convivência da Melhor Idade, no Remanso Campineiro.

Segundo a professora de educação física, Fernanda Cavazani, os equipamentos não têm nenhuma restrição para a saúde. Eles agem de acordo com o limite do corpo de cada pessoa. “Os aparelhos não prejudicam em nada, pelo contrário, são uma das principais alternativas para a prevenção de doenças, desencadeadas pelo sedentarismo”, afirma ela.

A moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Clélia Lucia, se surpreendeu com o projeto. Segundo ela, o parque é uma alternativa para as pessoas que não podem investir em uma academia. “Estou muito feliz com a instalação dos aparelhos. Sei da necessidade de fazer exercícios físicos, não fazia por falta de recursos. Agora tenho uma solução”, comemora.

No Parque Socioambiental Chico Mendes, além dos aparelhos, a Prefeitura disponibiliza, no período da manhã, duas profissionais de educação física para auxiliar as pessoas a fazer os exercícios. As professoras ajudam no alongamento, caminhada e acompanham na utilização dos aparelhos. O objetivo é que todas as academias ao ar livre tenham profissionais para orientação. Todos os aparelhos têm uma placa explicativa sobre as funções de cada um deles.

 
 

Nenhum comentário: