sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CCZ de Hortolândia pode multar quem não se prevenir contra a dengue

Medida, apoiada em lei municipal, prevê a participação da população no combate ao Aedes aegypt:


Com os alertas emitidos pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado) e os últimos registros do índice Breteau, em Hortolândia, o Centro de Controle de Zoonoses passará a notificar e multar proprietários de imóveis que insistirem em manter objetos nos quintais ou interiores das residências que possam acumular água.
 
A medida potencializa as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A multa é de R$ 300, podendo chegar a R$ 600, nos casos de reincidência no período de 12 meses.

O CCZ ampara-se na Lei Municipal 1.884, de 2.007, que prevê como obrigação de proprietários ou responsáveis por imóveis, a adoção de medidas de combate ao mosquito, por meio da prevenção sobre quaisquer objetos que sirvam como recipiente de água. Antes da multa, o proprietário receberá um Termo de Ajuste de Conduta Sanitária para que providencie as adequações e as medidas necessárias para a eliminação dos criadouros.

Todos os dias, agentes de Saúde de Hortolândia vão às ruas em busca de focos do mosquito. Por mês, são feitas, em média, 1.200 visitas em casas, quintais, prédios públicos e terrenos. Em alguns casos, os agentes encontram dificuldades para entrar nos imóveis. Em outros, encontram pessoas que acreditam que a função do agente é de limpar os quintais, em virtude dos mutirões realizados pela Prefeitura com a ajuda de caminhões colocados à disposição dos moradores para o descarte de objetos.

“Vamos intensificar ainda mais os trabalhos de prevenção. Estudamos a composição de uma Comissão de Dengue para discutir ações de mobilização e conscientização. Nas unidades de saúde, nossa recomendação é para que os profissionais suspeitem mais de dengue”, disse o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi. “A notificação e a multa acabam sendo um mecanismo para garantir a saúde pública. O CCZ continua o trabalho, mas cada um deve fazer sua parte dentro de sua casa e na sua vizinhança”, explicou o secretário. Desde janeiro, Hortolândia notificou 986 suspeitas de dengue e 60 casos confirmados da doença.



Desafio


Para o gerente do CCZ, Paulo Mancuso, o maior desafio no combate à dengue tem sido a conscientização das pessoas. “Todos já sabem do ciclo do mosquito e sobre a dengue. O que as pessoas ainda não se deram conta são dos perigos que correm quando mantêm objetos com água nos quintais ou no interior das casas”, alerta Mancuso.


O gerente explica que as ações de mobilização, com mutirões e campanhas informativas são eficientes para resultados imediatos, mas, a mudança de comportamento é que pode garantir sucesso na eliminação dos focos de larvas e mosquitos. “A educação é fundamental para uma cultura de combate à dengue. Combater o mosquito deve ser uma rotina dentro das nossas casas e dos nossos quintais”, observa o gerente.


O possível risco de aumento dos casos de dengue é consequencia da combinação de fatores que favorecem a proliferação do Aedes aegypti: a falta de mobilização da população nas ações preventivas, a baixa suspeita da doença e os índices de infestação, na primavera, semelhantes aos do verão. “Com as condições de alta temperatura e umidade dos meses de primavera, neste ano, os mosquitos do gênero Aedes estão com atividade acima do esperado. Isso, por si só, já aumenta o risco de epidemia”, explica Mancuso.


Os resultados do último índice Breteau, de Hortolândia, apresentado em outubro, comprova que os moradores não têm se preocupado em eliminar os criadouros do mosquito. O índice mede a infestação por larvas do mosquito por áreas. Para a análise, a cidade é divida em quatro regiões: Área 1 (Vila Real), Área 2 (Jardim Rosolem), Área 3 (Centro), Área 4 (Jardim Amanda).


Em outubro, as regiões Vila Real e Jardim Amanda, apresentaram maiores índices de Breteau, 5,5 e 3,6 respectivamente. Em terceiro lugar em números de larvas está a região central com 1,3. A região do Jardim Rosolen foi a que registrou menor número de criadouros com larvas, 0,2.


Como você pode colaborar no combate à dengue:


- Mantenha o quintal limpo, livre-se dos objetos que possam acumular água.


- Pneus também são possíveis reservatórios de água. Se não puder se desfazer deles, mantenha-os em local coberto, longe da água.


- Elimine os pratos de água dos vasos de plantas ou preencha com areia


- Verifique os ralos e, se preciso, coloque um pouco água sanitária. O mesmo deve ser feito com tanques e pias que têm pouco uso


- Verifique se há acúmulo de água na calha do imóvel.


- Mantenha a caixa d’água tampada e faça a limpeza, pelo menos, um vez no ano.


- Cuide dos bebedouros dos animais. Troque a água regularmente e lave com escova. Os ovos ficam na borda do fio de água.


- Evite ter bromélias em casa. Elas acumulam água. Prefira outras espécies de plantas.


- Em imóveis fechados ou de temporada tome os mesmo cuidados, atentando para os vasos sanitários. Se possível mantenha-os lacrados.


- Em caso de dúvida ou denúncia entre em contato com o CCZ. O telefone é 3897-3312 ou 389-7803


- Lembre-se: coloque em sua rotina ações de prevenção da dengue


Índice Breteau por região
Outubro - 2009


Área 1 – Vila Real               3,6
Área 2 – Jardim Rosolem     0,2
Área 3 – Centro                 1,3
Área 4 – Jardim Amanda      5,5
Índice Geral                       2,8


Casos de dengue – 2009
Janeiro      10
Fevereiro   10
Março        16
Abril          17
Maio         04
Junho        01
Julho         00
Agosto      02
Setembro   00
Outubro     00
Novembro  00
Total          60


Casos notificados/suspeitos



2008    - 1.296
2009    -    986




Por Julyana Tonin Fonte: www.hortolandia.sp.gov.br

Nenhum comentário: