sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CCZ implantará chip em cães e gatos do Jardim São Sebastião

Ação ocorre neste sábado, com realização de castração química em animais machos,




A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste sábado (20), um mutirão de atendimento à cães e gatos no Jardim São Sebastião. A ação, coordenada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), abrangerá castração química de cães machos além da inédita implantação de chips de identificação em cães e gatos. Ao todo, serão implantados 80 chips em animais, machos e fêmeas.
A atividade será realizada na Escola Estadual Jonatas David dos Santos (antiga Escola Estadual Jardim São Sebastião), localizado na rua Tereza Luiza Gonçalves, 130 das 8h às 16h.

Esta é a primeira vez que o CCZ de Hortolândia realiza a implantação de chips de identificação em animais. A ação só foi possível graças à um patrocinador que doou 100 chips ao município, além de uma leitora digital. Conforme o coordenador técnico do CCZ, o veterinário Paulo Mancuso, o chip é implantado nas costas dos animais. “Com a leitora digital, os animais perdidos podem ter seu dono localizado. 
Isso evita o abandono de animais e auxilia a localizar o proprietário em caso de animais desaparecidos”, exemplifica Mancuso.

 O chip implantado nos animais possui um número, identificado por meio da leitora em qualquer lugar do mundo, por meio de um banco de dados. Do total de chips doados, 80 serão destinados à ação no Jardim Sebastião. O restante ficará no CCZ para implantação em animais silvestres capturados no município. A medida ajudará o órgão a acompanhar o destino do animal depois de solto.

O objetivo do CCZ, conforme o veterinário responsável, é encontrar novos parceiros para ampliar  o programa de implantação de chips em cães e gatos de Hortolândia. A meta é que no município existam 16 leitores de chips, que poderão estar localizados em clínicas veterinárias, por exemplo. Além disso, outros três chipadores ficariam no CCZ. Com as parcerias, seria possível ampliar para dois mil cães e gatos chipados por ano.

“Também buscamos parcerias para realizar a castração cirúrgica em cadelas e gatas”, avisa o veterinário. Atualmente, o município realiza ações gratuitas de castração química permanente em cães e gatos machos. “Para castrar as fêmeas é necessária uma intervenção cirúrgica”, justifica. A ação deste sábado, no Jardim São Sebastião, deve castrar cerca de 200 cães e gatos.
O Jardim São Sebastião é um dos bairros de Hortolândia que apresentam o maior número de cães comunitários, aqueles que não têm um dono, mas são tratados pela população local. A castração química tem o objetivo de evitar o aumento destes cães, evitando maus tratos dos animais e riscos para a população.

Combate à Dengue

Além do atendimento aos animais domésticos, os agentes do CCZ realizão um arrastão contra a dengue no Jardim São Sebastião. Os profissionais vão visitar as casas do bairro, orientando os moradores sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypt e identificando pessoas com sintomas da doença.

O último balanço da dengue, divulgado na quarta-feira (17) pela Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, registrava 1.034 casos positivos da doença em Hortolândia, sendo 1.004 autóctones e 30 importados.

Nenhum comentário: