terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prefeitura e órgãos de segurança realizam operação Point

Parceria promove o projeto de intensificação da segurança preventiva, 

Com o objetivo de coibir no município de Hortolândia, reuniões irregulares que permitem o uso de entorpecentes e álcool por menores de 18 anos, prostituição, violência ou qualquer outro tipo de transtorno aos moradores, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, o Departamento de Fiscalização; Conselho Tutelar e as polícias Militar e Civil realizarão a partir desta semana a operação Point. A ação foi decidida nesta segunda-feira (09/08) em uma reunião entre os órgãos de segurança.
 
Os órgãos realizarão fiscalização e ações preventivas periódicas nos locais públicos e privados. Segundo o secretário de Segurança, José Almeida Sobrinho, a ação, além de controlar estabelecimentos em funcionamento, coibirá a violência e o tráfico no município. “A ação também permitirá que a Prefeitura conheça o perfil dos freqüentadores, enquadrando-os em projetos sociais, realizados no município”.


Ações Preventivas

Uma das ações de maior destaque é o projeto “Guarda Comunitária”, que desde outubro de 2009 atua em caráter piloto, seguindo a filosofia comunitária, que consiste na parceria com a comunidade em defesa do bairro. O projeto funciona com duas guarnições intercaladas diariamente, que contam com a permanência dos mesmos guardas. Essa permanência permite que tanto os guardas quanto os comerciantes se conheçam e, assim, identifiquem com mais facilidade pessoas e veículos suspeitos. O projeto acontece nos bairros Jardim Santa Esmeralda, Terras de Santo Antônio e Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Além deste, o projeto “Bem me Quer, Paz se Quer” é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação há cinco anos. Guardas Municipais vão até as escolas, informando os alunos sobre como se prevenir contra o uso de drogas. Os pais também participam do projeto, por meio de palestras que abordam principalmente a auto-estima.

Políticas Públicas para jovens

A realização de políticas públicas para a juventude é prioridade do governo municipal de Hortolândia, desde 2005. A Prefeitura desenvolve projetos que garantem atividades esportivas, culturais, de lazer, cidadania, inclusão digital e de qualificação profissional para adolescentes e jovens. Para isso, criou o Núcleo de Protagonismo Juvenil, ação pioneira do poder público no País. No ano passado, o governo federal reconheceu as ações de atenção especial e básica destinadas aos jovens e habilitou o município a realizar a gestão plena do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o que amplia a autonomia do município nesse setor.

A preocupação é preparar os jovens para o mercado de trabalho e descobrir o potencial da juventude com a realização de atividades esportivas, cursos, oficinas de esporte e cultura. Atualmente, cerca de 1.150 jovens participam dessas atividades, realizadas pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Além disso, a Prefeitura oferece atividades esportivas, de cultura e lazer em 22 pontos de cultura existentes na cidade, por meio do Programa Hortolândia Escola Viva, realizado pela Secretaria de Cultura. As oficinas são realizadas em período oposto ao escolar, exatamente para evitar que crianças, adolescentes e jovens fiquem desocupados. Por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, a Prefeitura atende 6 mil pessoas, a maioria adolescentes, nas escolinhas esportivas. 


fonte: Prefeitura de Hortolândia

Nenhum comentário: