sábado, 6 de março de 2010

Ato ecumênico e prestação de serviços movimentam programação para mulheres

Atividades ocorrem das 9h às 16h, neste sábado, com encontro religioso, serviços gratuitos, recreação e apresentações culturais, 
 

O ato ecumênico “As Mulheres Enquanto Plano de Deus” e a edição especial do projeto Hortolândia Viva nos Bairros marcam as atividades destinadas ao público feminino, neste sábado (06/03), a partir das 9h, em Hortolândia. A programação especial é realizada pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal do Direito da Mulher, com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).  

As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 08/03, começaram na última segunda-feira (01/03) e vão até o dia 12 de março.

O ato ecumênico ocorre no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental Marleciene Priscila Presta Bonfim), localizada na Rua Maria de Lourdes C. Cancian, nº 92, bairro Remanso Campineiro, a partir das 9h. A escola também abriga as atividades do Hortolândia Viva nos Bairros, edição especial para mulheres, que começou na última quarta-feira (03/03) e se encerra amanhã (o6/03) com palestras, cursos, serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, esporte, cultura, lazer, habitação, meio ambiente e inclusão social.

De acordo com a coordenadora do setor de Políticas para Mulheres, Tathyana Preyer, para promover uma programação atraente, a Administração buscou parcerias com a sociedade civil organizada. As atividades são realizadas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Câmara de Vereadores, com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Neste sábado, as mulheres podem participar das atividades do Hortolândia Viva nos Bairros que oferece serviços gratuitos a exemplo de aferição de pressão arterial, teste oftalmológico, teste de destro (glicemia capilar), orientação sobre DST/Aids, informações de combate à dengue, orientação de saúde bucal, emissão do cartão cidadão, vacinação, sessões de ginástica chinesa (liang gong), orientação sobre o auto-exame da mama (prevenção do câncer de mama), orientação e encaminhamento para realização de exame preventivo ao câncer (papanicolau).

As mulheres também poderão realizar corte gratuito de cabelo, por meio do Programa Oficina de Estética, participar de diversas atividades de cidadania e inclusão social como emissão de carteira de trabalho por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), orientação para acesso a programas sociais a exemplo do Núcleo da Juventude, Banco de Alimentos, Núcleo do Empreendedor Popular, Bolsa Família, Centro de Referência em Assistência Social e Centro de Convivência da Melhor Idade.


Vários balcões de atendimento estarão à disposição para oferecer informações sobre programas realizados pela Secretaria de Educação (EJA-Educação de Jovens e Adultos -, Projovem e Bolsa Creche), esclarecimentos de dúvidas jurídicas por meio do Procon (Orgão de Proteção e Defesa do Consumidor) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços esclarecerá dúvidas sobre o programa MEI (Micro Empreendedor Individual), levará atendimento do Banco do Povo, que oferece crédito rápido e com baixas taxas de juros a pequenos empreendedores, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor) e Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia).

Quem passar pelo Hortolândia Viva nos Bairros, especial mulher, poderá se cadastrar no Programa de Arborização Urbana e levar, gratuitamente, uma muda de árvore para plantar em casa. Também poderá se inscrever no programa habitacional Minha Casa Minha Vida e pedir a emissão do cartão cidadão, que substituirá o antigo cartão SUS, de papel.

Para movimentar a mulherada, a Prefeitura também realizará oficinas de dança do ventre, atividades de recreação e lazer, aulas de ginástica localizada e apresentações culturais. Palestras sobre direito e cidadania, qualidade de vida e saúde preventiva também estão na programação. A deputada estadual Ana Perugini encerra, às 15h, o ciclo de palestra no Hortolândia Viva, especial mulheres, com o tema “Construindo a Igualdade de Gênero”.

O Projeto Hortolândia Viva nos Bairros é uma das ações do Programa Hortolândia Viva, em realização pela Prefeitura com o objetivo de promover a recuperação e preservação ambiental do município. Por meio do Hortolândia Viva nos Bairros, a Prefeitura quer convocar a população para uma cruzada em prol da recuperação de preservação do meio ambiente. O objetivo é levar serviços para a comunidade ao mesmo tempo em que a promove a educação ambiental das pessoas. Três edições do projeto foram realizadas na cidade, com a participação de 11.000 pessoas.


Viva Mais é destaque da Saúde 
Dentro das ações do Hortolândia Viva nos bairros, a Secretaria de Saúde preparou uma programação especial em homenagem às mulheres. A partir das 10 horas, o assunto passa a ser saúde preventiva com o médico Oswaldo Grassioto, diretor-executivo do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp. O CAISM é referência, no país, em saúde da mulher.

Na sequência, o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, juntamente com o diretor do Departamento de Humanização e Promoção à Saúde, Rodrigo Freire, apresentam o Programa Viva Mais, o novo conceito de saúde pública adotado para Hortolândia, a partir deste ano. De acordo com a nova proposta, o foco passa a ser a promoção da saúde. Nesse contexto, a parceira com as mulheres é fundamental para a qualidade de vida da família, principalmente, das crianças, os futuros adultos da cidade. A meta do “Viva Mais” é ter na cidade, a médio e longo prazo, pessoas com longevidade e saudáveis.
  
Marcha
Na segunda feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a programação continua com a realização do 3º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres, que ocorre na Câmara de Vereadores, a partir das 8h. Às 10h, será realizada a Marcha Mundial das Mulheres-Comitê Hortolândia. O grupo sairá da Câmara de Vereadores rumo a Praça Neusa Marchette Francisco, ao lado do Banco do Brasil, onde ocorrerá um ato público em prol da igualdade entre homens e mulheres.

Na terça-feira (09/03), o município entregará o selo prêmio à mulher indicada como destaque na cidade pela realização de ações em prol da comunidade. O evento ocorre em sessão solene que será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 19h.

O baile Mulheres e Homens Unidos pela Vida encerrará a programação da Prefeitura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A atividade ocorre, sexta-feira (12/03), na Chácara Vitória, Rua Irene Breda Denadai, 134, Parque Ortolândia. Para participar do baile é preciso doar um quilo de alimento não perecível que será destinado às famílias de baixa renda atendidas pelo Programa Banco de Alimentos.

Nenhum comentário: