quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Jovens de Hortolândia produzem e exibem filme de animação Projeto apresenta “Bem vindo ao Jardim Amanda”, sábado, 19/12, no MIS, às 10h

Jovens de Hortolândia participarão da exibição do curta-metragem de animação, Bem vindo ao Jardim Amanda, produzidos por eles, durante o curso oferecido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, sábado, 19/12, no MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas), às 10h.
O filme faz parte do
 
encerramento do projeto “Anime sua Comunidade”,do Núcleo de Cinema, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Os jovens participaram de uma seleção na mostra de animação, apresentada no Auditório da biblioteca do CAIC, em novembro. A maioria deles participou do “Projeto Curta Jovem”, curso de audiovisual que resultou na realização de dois curtas em setembro, e na escolha demonstraram conhecimento em roteiros e produção de vídeo. O curso iniciou em 21/11 e ocorria aos sábados no MIS.
De acordo com a secretária de Cultura, Sandra Fagundes, Hortolândia oferece cursos de audiovisual por considerar importante ferramenta de política pública. “Vai de encontro com a política que estamos implantando e com as propostas tiradas na Conferência Municipal. É uma forma de nossos jovens se apropriarem da ferramenta digital. A cultura de digitalização está cada vez mais inserida na juventude, além de ser uma ferramenta para o entretenimento e escolha profissional, é importante para o meio cultural, exemplo disso, é que temos cursos sobre audiovisual em Ponto de Cultura na cidade”, disse Sandra. 
De acordo com a monitora do grupo e socióloga do Programa Escola Viva da Secretaria de Cultura, Danielle Rosa, Hortolândia e mais quatro cidades do interior de São Paulo fazem parte do projeto “Anime sua Comunidade”. “Cada cidade produzirá um filme, Hortolândia é a primeira a concluí-lo. Em maio de 2010, todos estarão prontos e serão exibidos”, explicou Danielle. 
Para a socióloga, o cinema de animação cria a oportunidade para que as pessoas conheçam o mundo dos desenhos animados. “É um meio para a juventude manifestar a arte e a criatividade. Muitos jovens usam o grafite como meio de expressão, com o curso, acredito que a animação é uma nova forma para eles se expressarem”, avalia Danielle.
Ponto de Cultura Caixa de Luzes/Samest
O Ponto de Cultura possui estúdio de vídeo como parte do projeto para fortalecer a cultura na cidade, por meio de desenvolvimento de produções em vídeo para divulgar a diversidade cultural local e proporcionar oportunidades aos moradores e aos jovens para que continuem os trabalhos. 

O Ponto de Cultura Caixa de Luzes/Samest fica na Rua Pico da Bandeira, 220, Jardim Everest. O funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone 3809-3729.
Por Luciana Martins

fonte: www.hortolandia.sp.gov.br 

Nenhum comentário: