quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Feira de Natal é roteiro alternativo para compras em Hortolândia Segunda edição da atividade, promovida pela Prefeitura, colocará em exposição produtos de 25 empreendedores populares

A Feira de Natal promovida pelo Neph (Núcleo do Empreendedor Popular de Hortolândia) é uma boa opção para compras neste final de ano. O ponto comercial alternativo, instalado na Praça Neuza Marchetti, localizada na Rua Luiz Camilo de Camargo, próximo ao Banco do Brasil, abrirá ao público, nesta sexta-feira  
(18/12), e vai até quarta-feira (23/12). O funcionamento é das 14 às 21h.
O Neph é um programa da Prefeitura de Hortolândia destinado ao fomento do empreendedorismo popular.

Com produtos a preços a partir de R$ 2,00, a feira é passagem obrigatória ao consumidor que quer presentear, sem gastar muito, com artesanato, roupa, bijuteria, bolsa e calçados. A exposição também terá espaço de alimentação e atividades culturais. Todos os produtos foram fabricados por 25 empreendedores populares cadastrados no Neph.

A expectativa do Neph é de que a feira movimente pelo menos R$ 15 mil neste ano. “Mais que promover a geração de renda, a feira é um momento de solidariedade entre os empreendedores populares. Fecha com chave de ouro o trabalho realizado durante o ano. Também é uma oportunidade de mostramos à comunidade que os produtos da nossa economia solidária apresentam qualidade tão boa quanto do comércio tradicional”, afirma o secretário de Inclusão de Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes.

Além da vasta opção de mercadorias, a Feira de Natal, terá um programação toda especial com Papai Noel, todos os dias, a partir das 19h, apresentação do coral infantil do Iasp (Instituto Adventista de São Paulo) e do grupo infância Missionária, dia 23, a partir das 19h. A ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) apóia a feira de Natal. A entidade instalou um presépio na praça e forneceu o Papai Noel.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

O Programa de Economia Solidária foi implantado em 2005 pelo prefeito Angelo Perugini como ação de combate ao desemprego, que chegava a 17% da população economicamente ativa naquele ano. 

Para capacitar e apoiar os grupos de economia solidária, a Prefeitura implantou o Neph, espaço destinado à promoção de pequenos empreendedores, artesãos e cooperados do município.

O núcleo promove cursos de qualificação profissional, gestão de negócios e orientação para os empreendedores formalizarem as atividades. Sebrae, Senai e Pólo Têxtil são parceiros da Prefeitura nesta atividade.

Atualmente, o Neph atende cerca de 150 empreendedores populares nos segmentos de artesanato, costura e alimentação. A Prefeitura também apóia as cooperativas de resíduos sólidos e da mandioca.

Por Elisabeth Soares    fonte: www.hortolandia.sp.gov.br

      

Nenhum comentário: