quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Emef Jd. Primavera tem projeto “Bate Lata” Alunos da 3ª série aprendem ritmos musicais: cantam, dançam e tocam “latas”

Uma das prioridades da Prefeitura é promover ações de inclusão sociocultural direcionadas à crianças e adolescentes.
Uma dessas atividades cria oportunidades para as crianças na rede municipal de ensino, aprenderem a cantar e a tocar instrumentos de percussão. Em Hortolândia,a Emef

(Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Primavera desenvolve o projeto “Bate Lata”.

A escola fica em um bairro carente da cidade e o incentivo extra curricular contribui com a formação cultural e educacional das crianças. Os alunos aprendem novos ritmos musicais e variedade de repertórios. Eles podem expressar suas emoções e sentimentos, colaborando com a auto-estima.

A turma de 29 alunos, da 3ª série, participa de ensaios com instrumentos feitos de lata. Os ensinamentos passam por aulas de percussão e ritmo, canto e dança. Para o professor responsável, Edmar Fernades da Silva, os alunos valorizam a oportunidade oferecida pelos ensaios. “É algo a mais para eles, fora da sala de aula, o que torna muito estimulante”, explicou o professor.

O trabalho que antes ficava restrito aos alunos de uma classe, conquistou a simpatia dos moradores do bairro. “Antes era só na sala de aula e se estendeu para a comunidade. É uma motivação para eles desempenharem outra atividade. Quando percebem o reconhecimento, se sentem mais motivados. As apresentações estão chamando a atenção das pessoas”, destacou a diretora da Emef, Sonia Maria Denadai de Oliveira.

A expectativa do grupo é se apresentar em outras escolas, informou Edmar, que realiza este projeto há quatro anos na rede municipal.
Os ensaios na Emef Jd. Primavera começaram este ano e a escola recebeu, inicialmente, doações de latinhas de 500 gramas. Em seguida, passou para três litros e meio e, atualmente, as latam são de 20 litros. Os alunos também utilizam chocualhos, que a escola já tinha, para diversificar o som. O professor Edmar acompanha musicalmente o grupo tocando trompete. Os ensaios acontecem uma vez por semana. Este ano, realizaram três apresentações.

A música mais executada pelo grupo é Asa Branca, de Luiz Gonzaga. “Essa é o carro chefe deles. Eles também cantam e dançam”, conta Edmar. O professor disse que os alunos demonstram preocupação com o meio ambiente e tocam canções sobre o tema. Com a proximidade do Natal, temas natalinos também foram ensaiados.
A escola recebe doações de latas e cabos de vassouras, que se transformam em baquetas – objeto utilizado para bater no instrumento. A Emef Jd.
Primavera fica na Rua 20, nº 350, Jd. Boa Esperança, telefones 3909-6800 e 3819-2444.


Projeto Bate Lata
O projeto Bate Lata iniciou as atividades musicais com um grupo de crianças carentes de Campinas. Este ano, comemora 15 anos de atuação. Os primeiros integrantes fabricaram os instrumentos utilizando sucatas. Desde então, o Bate Lata gravou um CD e dividiu palco com diversos artistas como Caetano Veloso, Chico César e Lenine.


Por Luciana Martins
Fonte: www.hortolandia.sp.gov.br

Nenhum comentário: